Pró-Cardíaco Curitiba

Menu principal

Banner
Cadastre-se e receba newsletter
Nome:
E-mail:

 
 

Eletrocardiograma

 

 O eletrocardiograma registra a atividade elétrica do coração em repouso , geralmente , através da colocação de dez eletrodos : dois localizados nas pernas , dois localizados nos antebraços e seis localizados na região anterior do tórax . Estas derivações traduzem a atividade elétrica de determinadas partes do coração ( por exemplo: D2 , D3 e AVF , visualizam a parte inferior do coração ). O eletrocardiograma é o exame cardiológico mais simples , sendo obrigatório em qualquer avaliação dentro dessa especialidade.

 

 

Orientações antes do exame

Não é necessário nenhum cuidado específico ou jejum antes da realização de um eletrocardiograma. Os medicamentos de uso contínuo, devem ser tomados normalmente no dia do exame. Em alguns pacientes do sexo masculino, poderá ser necessário a realização de uma tricotomia ( raspagem dos pelos do tórax ) , para diminuir as interferências no traçado .

Os pacientes deverão permanecer com a região anterior do tórax , canelas e punhos expostos , para a colocação dos eletrodos . Desta forma , deverão comparecer no local do exame com trajes que facilitem a sua realização. O eletrocardiograma é um exame que não acarreta nenhum risco ou complicação para o paciente.

 Infelizmente um eletrocardiograma poderá ser totalmente normal na presença de uma doença cardíaca, como as vezes observamos no infarto do miocárdio. No entanto , por ser uma exame de fácil e rápida realização , o eletrocardiograma é feito de forma rotineira na avaliação inicial de qualquer paciente , visto que possíveis alterações de seu traçado podem ter grande relevância clínica.

Indicações

- Embora o eletrocardiograma apresente limitações , é útil para o diagnóstico da maioria das doenças cardiológicas. No momento da realização do eletrocardiograma podemos definir o ritmo e o número de batimentos cardíacos por minuto . Desta forma , o eletrocardiograma permite identificar arritmias cardíacas ( alterações do ritmo cardíaco ) e os distúrbios da condução elétrica do coração ( retardos na condução do estímulo elétrico do coração ) , como os bloqueios cardíacos .

Em pacientes com dor no peito , a presença de isquemia coronariana , indicativa de um comprometimento das artérias do coração por placas de gordura ou ateromas ( doença arterial coronariana ) , poderá ser sugerida em um eletrocardiograma de repouso em apenas  50% dos casos .

Rua Visconde do Rio Branco, 1335 - Sala 14 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80420-210
Fone (41) 3262-1770 | 3088-7474 - contato@procardiacocuritiba.com.br
http://www.interface1.com.br