Dislipidemia |
Dislipidemia é um termo genérico para as alterações dos níveis séricos das várias partículas que compõe o perfil lipídico. O perfil lipídico de rotina engloba a dosagem sérica dos triglicérides, colesterol total e as frações HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim). Contudo, preferimos termos mais específicos, tais como, hipertrigliceridemia (aumento dos triglicérides) e/ou hipercolesterolemia (aumento do colesterol total).
A dislipidemia (aumento de triglicérides e/ou colesterol) é um fator de risco para o desenvolvimento de placas de aterosclerose no interior das artérias. O principal componente dessas placas é o colesterol que desencadeia uma série de alterações na região onde essa placa se encontra. Inicialmente a placa e pequena mas um processo inflamatório importante já existe no local. Inclusive esse processo pode desencadear a formação de trombos (coágulos) no local podendo levar a oclusão do mesmo (interrupção do fluxo sangüíneo). Se for oclusão da coronária teremos um infarto agudo do miocárdio. A placa de aterosclerose vai crescendo gradualmente e o crescimento da mesma esta diretamente relacionado com o número e a intensidade dos principais fatores de risco (dislipidemia, tabagimo, hipertensão arterial e diabetes).
Atividade física e alimentação adequadas são muitas vezes suficiente para você reduzir os níveis sanguineos de colesterol para abaixo de 200mg/dl. Porém, em alguns casos, o tratamento medicamentoso pode ser necessário, principalmente, se outros fatores de risco estiverem presentes, tais como tabagismo, hipertensão e diabetes.